sexta-feira, 15 de abril de 2011

Charlei Chaplin




Hoje é um grande dia, sexta, dia de fazer as obrigações e curtir um pouco da vida. Hoje também é um dia especial por causa do aniversario do gênio do cinema clássico e que podemos dizer atual, pois não a pilares que ultrapassem essa coluna de humor, criticas, drama, poesia, simplicidade e arte. Faremos a seguinte comparação de que se Pelé é o rei do futebol, se Michael Jackson o rei do pop se Elvis o rei do rock, o Sir Charles Spencer Chaplin é o rei do cinema, não só o mudo, mas o falado também, com o filme "O Grande Ditador", sir Chaplin fez no final um discurso memorável, falando da paz e criticando a guerra, simplesmente chorei ao ouvir em plena guerra, um artista que poderia se esconder em sua cortina, declarar o amor pela humanidade...

"O Caminho da Vida

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.

A cobiça envenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódios... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.

Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.

Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.

Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

(O Último discurso, do filme O Grande Ditador)"


Pelo sorriso que o Sir Chaplin me deu, pela alegria de assistir os filmes do sir Chaplin me deu, pela vontade de fazer arte que o sir Chaplin me deu e pela lagrimas de risos e de emoções que o sir Chaplin me deu, lhe dou essa homenagem pequena.

A todos um ótimo dia, que seja segunda ou sexta, que seja trabalhando ou feriando.


Jonas Arcelino de Macedo
15/04/2011

Nenhum comentário: