quinta-feira, 5 de junho de 2014

Jarival Cordeiro do Amaral - Poesia do Avô de um amigo meu que está com Deus agora -

Pesqueira/PE, 04/06/2014 > Conheçam a sensibilidade poética do já saudoso Jarival Cordeiro do Amaral…


download OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Caminhos da Noite
(Jarival Cordeiro do Amaral – l955)
Ando entre sombras
De ruas desertas
Com esquinas escuras
Com vagidos noturnos
Com fantasmas perdidos
Dançando ao meu lado…
ANDO…
E não sei o que quero,
Não sinto o que vejo,
Apenas assombro-me
Na noite do medo.
MÊDO?…
Sim!…
De medo do POVO,
Do povo que fere,
Do povo que mata,
Do povo da NOITE…
NOITE?…
Sim!…
Da noite que grita,
Da noite que geme
Da noite que chora
Com medo do POVO
E com medo da gente.
Caminho entre sombras…
O destino de ruas desertas
Do MEDO e da NOITE
Alteram os meus passos.
Sigo. Paro de momento.
Olho em meu redor:
O MEDO E A NOITE
Já não estão nos meus passos…
O caminho de sombras
De ruas desertas
De esquinas escuras
De vagidos noturnos
De fantasmas perdidos
TRANSFORMOU-SE NO HOMEM
Divulgado por Jurandir Carmelo (04/06/2014)
http://pesqueirafuxico.com/home/2014/06/04/esqueirape-04062014-conhecam-a-sensibilidade-poetica-do-ja-saudoso-jarival-cordeiro-do-amaral/

A historia da Princesa Nati (Anastácia) - resumo -




Nati é uma linda cadela que quase foi para o céu antes dos seus meses de vida, como Anastácia a princesa imperial da Russia que teve seu fim injustamente, Nati não teve mesmo azar, pois havia um príncipe para lhe tira daquele sufoco, era um bueiro do esgoto de recife que a princesa se afogava, foi jogada lá injustamente com ação maldosa de algum ser humano que queria se livrar do infeliz animal, o príncipe com mais dois ajudantes sua esposa amada e seu fiel irmão mais velho levaram a para a clinica veterinária mais próxima, cuidaram bem dela nos aposentos reais e deram remédios para sua cura. 

Quando completou um mês ela encontrou com a rainha que lhe abraçou e lhe acolheu. Ela viveu momentos felizes com sua nova irmã adotiva Pretinha que essa ai é outra historia interessante, mas as vezes as duas pegavam uma briga com ciumes da mãe. Lá era muito conforto, comida, cama e bebida, festas e também muita responsabilidade, pois ela deveria as vezes ficar calada para deixar a mamãe trabalhar, e como uma princesa que é obedecia mais do que um ser humano, calada, com as patas cruzadas e feliz olhando para querida mãe que digitava em seu computador as tarefas do dia dia.

Ela foi crescendo naquele casarão e vivendo como uma boneca linda e maravilhosa que era, sempre educada com as visitas e nunca foi de se meter em problemas como sua irmã pretinha adotiva que adorava problemas, as vezes fazia questão de da uns puxões de orelha em sua irmã impulsiva. 

Aso poucos foi crescendo e virando uma cadela moça, tinha ate facebook, ela ficava na janela chamando a atenção dos jovens guerreiros cachorros da rua, um deles era um baixinho parrudo, metido a uma mistura de Don ruã com Zé Piqueno da cidade de Deus, mandava na galera e estava afim da Lady loira e linda do reino, chegou ate mudar suas atitudes, assim convenceu a Anastácia em um namoro secreto, porem quando ela disse irresponsavelmente que teria filhos a ele, o Don rua Zé Piqueno deu no pé e deixou a princesa com toda carga de responsabilidade, dissera a mãe e a avó que seria mãe, as duas ficaram raivosas com ela e com o pai, mas o amor era maior e foi lhe dado toda a atenção no pre natal e nascimento dos filhos, foram 6 filhos que logo seguiram seus caminhos de liberdade com outros donos.

Cilinha sua companheira e filha de sua irmã ficou toda besta com aquilo, a tia dela teria seis meninos maiores do que ela, ficou com medo de não ter mais a amiga tia, porem quando viu o fim feliz de todos ficou contente e feliz por ter mais uma vez sua mãe tia.

As duas eram viradas e amigas, onde Nati ia Cilinha também iria, porem numa certa noite, alguém colocou com ate certa inocência uma armadilha para ladroes (ratos) em alguns lugares do reino, eram escondidos e não teria perigo para cães, pois eram profissionais nisso, porem a princesa curiosa com sua sobrinha infantil foram curiar aquilo e infelizmente Nati caiu na armadilha, mas ela caiu para salvar sua sobrinha que brincava com aquele perigo, foi um ato heroico da princesa, as duas se machucaram muito, mas para não revelar o segredo da traquinagem as duas ficaram caladas e quietas, porem Cilinha foi a que deu sinais de fraqueza e foi socorrida, Nati firme e forte não dissera nada, mas por via das duvidas foi comprado remédio pra todas, só que infelizmente Nati não aguentou o sofrimento, a mãe adotiva da princesa viu toda a cena, lutou com uma mãe de verdade para aquilo não acontecer, mas foi inevitável, o coração da princesa parou e o choro de todos no reino correram no rosto.

Nati que suas patas lindas percorram o céu de Deus, que sua sede acabe nos rios do paraíso e que o carinho dos anjos sejam melhores do que os nossos, pois você foi companheira mais educada de todos e vai continuar assim, companheira mais educada de Deus... Jesus esta com ela agora brincando e jogando a bola que ela tanto gostava... Obrigado! Fica com Deus Nati... Te amamos...

Do seu irmão mais velho vassalo que te ama Jonas Arcelino de Macedo.  


Nati tem alma?

214

SAIBA compreender o que significa servir a Deus.
Deus, a Onipotência absoluta e Infinita, de nada precisa.
Entretanto, quer ser servido, mas indiretamente, através de suas
manifestações, que são as criaturas, animadas ou inanimadas.
Todas as vezes que servimos a um semelhante, a um animal, a uma
planta, estamos servindo a Deus, porque Deus se manifesta ao homem
através do próprio homem.


Minutos de Sabedoria

por Torres Pastorino (36a. edição)



Historia de Nati:
http://jonasarcelino.blogspot.com.br/2014/06/a-historia-da-princesa-nati-anastacia.html

Nati tem alma?

Eclesiastes 3:19: “Porque o que sucede aos filhos dos homens, sucede aos animais; o mesmo lhes sucede; como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida [ruach], e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais”

Porem na própria Bíblia existem outras afirmações, como explica 
Luiz da Rosa, em 09/10/2007 em abiblia.org
http://www.abiblia.org/ver.php?id=232#.U5BR23JdUgM


"Tradição hebraica o cão é considerado um animal impuro. Por isso encontramos na Bíblia certos textos em que o cachorro foi usado como meio de reprovação ou humilhação (1 Samuel 24,14; 2 Samuel 3,8; 9,8; 16,9). Paulo chama os falsos apóstolos de “caos” (Filipenses 3,2). Assim como o Apocalipse chama de “caos” aqueles que não entram no Reino do Céu (22,15).
Do ponto de vista teológico, o cachorro é uma criatura de Deus e como tal deve ser respeitado. A Bíblia, porém, sublinha a supremacia da pessoa na criação, que recebe o “sopro”, a alma. Isso, contudo, não significa apenas privilégio sobre as outras criaturas, mas também responsabilidade."

...

Ou seja, a Bíblia não nega que existe um "fôlego de vida" nos animais e que desse "fôlego" pode existir algo além, porem ela é clara em dizer que só os homens é que tem alma, pois recebeu o sopro de Deus e tem o julgamento, e os animais são livres desse julgamento assim não pode ter a mesma alma que os homens. Não há uma negação direta na Bíblia, a comparações entre o homem e os animais, pois as vezes o homem é mais irracional do que o animal que é amigo, justo e leal a Deus. 

Alguns explicam que essas qualidades que nos deixam confuso ao assunto "alma dos animais" é o fato que eles estão ligados diretamente a Deus enquanto nós temos o livre-arbítrio e a responsabilidade de cuidar da terra que nos foi deixado. Porem não saindo do pensamento Bíblico vamos buscar mais informações sobre isso, pois tudo que o homem entende e aceita é fato de bondade e amor, tudo é do pai.

...

"A alma dos animais é caracterizada por duas qualidades: a qualidade de raciocínio, que é obra do trabalho e da razão, e a qualidade de comandar o movimento."
Aristóteles,Da Alma.


"[A alma animal] é também uma alma, se quiserdes, dependendo isso do sentido que se der a essa palavra. É, porém, inferior à do homem. Há entre a alma dos animais e a do homem distância equivalente à que medeia entre a alma do homem e Deus."
Allan Kardec, O Livro dos Espíritos
.


E já que chegamos ao Espiritismos (Religião, Filosofia e Ciência), uma Doutrina Religiosa que estuda, pensa e espera pacientemente a ciência dizer alguma coisa, vamos vê alguns pensamentos e estudos sobre esse assunto:


No livro O Consolador, Emmanuel esclarece quanto à missão que os humanos têm com relação aos nossos irmãos menores, que são os animais: “Sem dúvida, também a zoologia merece o zelo da esfera invisível, mas é indispensável considerarmos a utilidade de uma advertência aos homens, convidando-os a examinar detidamente seus laços de parentesco com os animais dentro das linhas evolutivas, sendo justo que procurem colocar os seres inferiores da vida planetária sob seu cuidado amigo. Os reinos da natureza, aliás, são o campo de operação e trabalho dos homens, sendo razoável considerá-los mais sob a sua responsabilidade direta que propriamente dos espíritos, razão porque responderão perante as leis divinas pelo que fizerem em consciência com os patrimônios da natureza terrestre”.

Nosso Lar, de André Luiz, encontramos um trecho que dá conta da existência de animais no plano astral: “Seis grandes carros formato diligência, precedidos de matilhas de cães alegres e barulhentos, eram tirados por animais que, mesmo de longe, me pareceram iguais aos muares terrestres. Mas a nota mais interessante era os grandes bandos de aves, de corpo volumoso, que voavam a curta distância, acima dos carros, produzindo ruídos singulares”.



Entrevista com Celso Martins
Fonte:  CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo

01.Como os animais vivem no mundo espiritual? 

Resposta: No mundo espiritual, conforme li em André Luiz, os animais vivem com os espíritos (humanos desencarnados) do mesmo modo que aqui nós vivemos com os bichos (aves, animais domésticos, etc.).


03.Um animal doméstico pode reencarnar em um lar em que já viveu? 

Resposta: Por quê não? Pode, sim!

06.Partindo do pressuposto que animais não têm carma, qual a necessidade de seu sofrimento? 

Resposta: A dor é uma circunstância a que se submete o animal para que, mais tarde, habitando o corpo humano e aí ao errar acabe sofrendo para reequilibrar-se diante de sua consciência moral, não tenha um impacto muito intenso diante do contato com a dor. Eu penso assim. Emmanuel tem uma mensagem que ensina que o sofrimento do animal serve para despertar a sua consciência. Mas o assunto, a meu ver, continua em aberto, comportando outras ponderações.



Outras questões do Livros dos Espíritos, Allan Kardec:  


 595. Os animais têm livre-arbítrio?
                Não são simples máquinas, como supondes (1)mas sua liberdade deação é limitada pelas suas necessidades, e não pode ser comparada à dohomem. Sendo muito inferiores a este, não têm os mesmos deveres. Sua liberdade é restrita aos atos da vida material.
 597 – a) Esse princípio é uma alma semelhante à do homem?
       — É também uma alma, se o quiserdes: isso depende do sentido em que se tome a palavra; mas é inferior à do homem. Há, entre a alma dos animais e a do homem, tanta distância quanto entre a alma do homem e Deus.

Questões completas sobre o assunto, no link abaixo:

Conclusão:

Para concluímos e não ficar tão esticado esse assunto que rende muito, podemos dizer teoricamente que o animal ele tem uma alma inferior ao homem, mas ela não deixa de ser importante para Deus. 

Hoje sabemos que o mais importante e amar. Amar todas as coisa que Deus fez, pois Jesus disse "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo." e esse próximo não é necessariamente um humano, pode ser uma rocha, uma arvore e um animal, primeiro Amar Deus e depois cuidar tudo que tem nesse planeta...  


Nota:
Sei que muitos vão achar que misturei as religiões, que tao religião não pode ser considerada e etc. Porem lembre-se quem não pensa não anda, quem fecha os olhos não enxerga, quem não se ilumina ficara no escuro para sempre, então reflita, pois o ensinamento que Jesus nos deixou foi do amor. Nada foi feito para agredir só para complementar e ajudar o raciocínio, pois dentro do coração de cada um de nós sabemos que os animais tem alma e se ta dentro do coração está vindo de Deus.

Não vamos ter pensamentos egoístas como esse: "Os animais não têm alma. Logo, não vão para o céu. Isso tem uma razão de ser: ninguém quer ter que lidar com bichos sujos, como guaxinins, gambás, texugos, entre outros, quando estiver em um belo piquenique com Jesus."
Dog, do site askdog.com.

Pois isso não é agradecer que temos, é descarta e jogar fora sem pensar, Deus nos deu todo esse planeta para que? Para jogarmos fora e deixar para-la? Fica a pergunta...

Abraços a todos... Ficamos com Deus!




Fontes:

http://historiadosamantes.blogspot.com.br/2011/02/minutos-de-sabedoria.html
http://www.abiblia.org/ver.php?id=232#.U5BR23JdUgM
http://super.abril.com.br/mundo-animal/animais-tem-alma-617864.shtml
http://casadeemmanuel.org.br/entrevista_celso_martins.html
http://livrodosespiritos.wordpress.com/mundo-dos-espiritos/cap-11-os-tres-reinos/ii-os-animais-e-o-homem/

NÃO maltrate os animais!


"Nós seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar.Portanto quem chuta ou maltrata um animal é alguém que não aprendeu a amar" 

Chico Xavier
36
NÃO maltrate os animais!
São também filhos de Deus e irmãos nossos menores, que não adquiriram
a faculdade do raciocínio abstrato.
Mas são amigos que precisam de nossa ajuda e carinho.
Não lhes imponha trabalhos demais. Alimente-os bem. Trate-os 
em suas enfermidades.
Faça com essas criaturas de Deus, que dependem de você, o mesmo que
você gosta de receber dos Anjos do Bem.MINUTOS DE SABEDORIA - por Torres Pastorino
Quem maltrata um animal ou ate mesmo uma simples planta em um jardim, não tem direito de desfrutar das coisas de Deus, pois não tem nem capacidade em sua consciência de olhar, respirar e agradecer o que existe nessa querida terra, ou seja, não tem respeito nem pela própria vida que Deus lhe deu. Então não seja mais um que infelizmente faz essa atrocidade, seja um filho querido de Deus que produz amor e felicidade para todo planeta, veras como isso ira fazer bem pra sigo mesmo... Ficamos e agradecemos a Deus tudo que aconteceu, que esta acontecendo e que vai acontecer em nossas vidas. Obrigado!Mario Lucas 









Jonas Arcelino de Macedo 05/06/2014